Todo mundo tem um tipo de fé.
De várias formas diferentes.
Uns acreditam em Deus, outros não.
A minha fé se resume em superstição.
Antes de sair de casa sigo alguns passos decorados.
É sempre o mesmo ritual, quase em segredo.
Quem me vê não consegue perceber.
Mas não sei se sou um homem de fé.
Costumo demorar pra acreditar em algo.
Alguns me confundem com ateu, mas não sou ateu.
E isso é assunto pra outro texto.
Mas tenho minhas superstições.
Que foge à regra da fé.
E depois de seguir o roteiro eu saio de casa.
Era um sábado, noite fria.
Sentei à mesa pedi uma bebida.
Tomei um gole, outro.
Conversava, mas fiquei mais calado.
Ouvia bastante.
E depois de alguns goles, comecei a pensar na vida.
Comecei a lembrar dos meus sonhos.
Me curvei no encosto da cadeira.
Meus olhos tomaram a direção do céu.
E eu me perdia na minha imaginação.
Quando alguma coisa me chamou atenção.
Era uma estrela cadente passando no céu.
E ela passou rápido, se escondendo atrás do telhado de uma casa.
Não costumo rezar, já disse que não sou um homem religioso.
Mas desde pequeno, quando vejo uma estrela cadente, eu faço um pedido.
Eu estava justamente pensando nos meus desejos.
E aparece uma estrela cadente.
Coincidência demais pra eu não acreditar que algo acontecia.
E fiz meu pedido.
Assim como meu ritual supersticioso, meu pedido também é quase um segredo.
E aquilo me deu um quentinho na barriga.
Tomei mais um gole.
Eu já tinha a confiança que precisava.
O universo conspirava ao meu favor.
Mas eu sou curioso.
Olhei novamente pro telhado que a estrela se escondeu.
E vi uma outra estrela.
E outra, e outra.
Não, não era uma chuva de estrelas cadentes.
Não era uma fonte inesgotável de desejos.
Na verdade não existia estrela nenhuma.
Era apenas a calha metálica do telhado que refletia a luz dos carros que passavam na rua.
As vezes não sei se dá certo esse negócio de pedidos.
E se nossos desejos vão se realizar.

Acho que a gente vive melhor se for menos curioso.
Acreditando sem saber como acontecem as coisas.
Muitas pessoas chamam isso de "Fé".
Não era melhor eu não saber que ali tinha uma calha?

0 comentários:

Postar um comentário

 
 
Copyright © Pensamentos do André Alfieri
Blogger Theme by BloggerThemes Design by Diovo.com